Quando falamos de atenção básica sempre pensamos no posto de saúde, o PSF (Programa de Saúde da Família). E não está errado.
A Atenção Básica é a porta de entrada, ou seja, aquele local onde o cidadão e a cidadã têm seu primeiro contato com o SUS (Sistema Único de Saúde). Ele é, sem dúvida, o maior patrimônio de todos os brasileiros e brasileiras.
E como se organiza esse sistema na nossa cidade? A Atenção Básica se resume apenas às ações das equipes de saúde da família? Qual a importância da participação popular na fiscalização da saúde nas localidades? O que é e o que não é responsabilidade do município para com a saúde? Essas e outras questões iremos esclarecer no espaço do blog Mata Norte Notícia, em uma série especial, onde iremos informar e preparar a população para defender esse direito essencial à Saúde.
Utilizando exemplos práticos, pretendo trazer à tona quais os motivos pelo qual o SUS é o maior sistema de saúde do mundo, sempre a partir de uma perspectiva local, visando a garantia do direito à Saúde e o controle social, indispensáveis para o bom funcionamento das estratégias de saúde no município. Até a próxima.
Dr. Maicon Nunes - É de Paudalho, Médico Militante e defensor do SUS
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente iniciatiava, o SUS é um direito conquistado com muita luta popular, portanto um dever de todos defendê-lo✊��.
ExcluirÓtima iniciativa parabéns.
ResponderExcluir