Na ocasião, o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha, anunciou a criação do 1º Programa de Incubação para NITs do Recife, iniciativa inédita da Prefeitura do Recife que tem o objetivo de capacitar e estruturar os núcleos de inovação das instituições de ensino superior da cidade. O programa apoiará as universidades na criação de estruturas robustas para fomentar a inovação no ambiente acadêmico e promover a conexão entre a academia e o setor produtivo.
“O programa UniverCidade e suas iniciativas, como a Rede NIT Recife, desempenhou um papel importante no estímulo às atividades acadêmicas e de conectar alunos e professores às oportunidades do mercado e, também, da gestão pública ao buscar na academia possíveis soluções para os desafios do Recife. Neste ano, nosso foco é consolidar ainda mais essas iniciativas, ampliando de 12 para 15 instituições parceiras nestes primeiros cem dias de gestão e a 20 até o final do ano”, destacou Cunha. Neste sentido, ao longo de 2025, a Rede NIT Recife realizará eventos inclusivos para toda a comunidade acadêmica. Esses encontros terão como foco promover a inovação, o empreendedorismo e o engajamento de estudantes, professores e pesquisadores em iniciativas transformadoras.
Sobre a Rede NIT Recife?
A Rede NIT Recife foi criada para fortalecer e estruturar os NITs das instituições de ensino da capital pernambucana. Esses núcleos desempenham uma função estratégica ao promover a inovação tecnológica e facilitar a transferência de conhecimento científico para a sociedade e o mercado. Além disso, são responsáveis por gerir e promover a propriedade intelectual gerada nas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Parte do Programa UniverCidade, a Rede NIT Recife é uma iniciativa voltada para integrar o ecossistema de inovação local, criando pontes entre universidades, empresas e órgãos públicos para fomentar soluções criativas que beneficiem a cidade.
Em 2024, a Rede NIT Recife realizou cinco encontros que reuniram grandes nomes da inovação, sendo compartilhadas boas práticas e experiências que ajudaram a fortalecer os núcleos locais.