Festa de São Sebastião, em Paudalho, chega a 150º edição e terá shows de Gabriel Diniz e Dorgival Dantas

Imagem:CECOS
A Festa de São Sebastião, em Paudalho, na Mata Norte de Pernambuco, chega a sua 150º edição com estrutura que impressiona. Misturando religiosidade e shows diversificados, a celebração que já é tradição na região, começará na próxima sexta-feira (18) e seguirá até o domingo (27). 
No primeiro dia, a Festa Religiosa terá abertura com a Procissão da Bandeira saindo da Praça Pedro Coutinho, no Centro do Paudalho, no sentido da Igreja do Livramento, onde haverá o Hasteamento da Bandeira e a Santa Missa. Com o tema: “Batizados e Enviados”, os festejos religiosos vão seguir até o domingo, último dia de celebração. A programação será diversa com oração do terço, novenas e celebrações eucarísticas. O Palco Cultural, montado na Rua Padre Emídio, no Centro, também ofertará a população apresentações que vão ocorrer do primeiro dia da Festa até a sexta-feira (25) aonde o Padre João Carlos vai se apresentar encerrando os shows no local. 
Festa Profana vai misturar brega, forró e outros ritmos
 No objetivo de democratizar os espetáculos, a programação dos festejos vai contar com shows gratuitos que ocorrerão no Pátio de Eventos Beira-Rio, que fica no Centro do Paudalho. Na sexta-feira (25), o ritmo brega toma conta da Festa. Sobem ao palco o cantor André Viana e a Banda Sedutora Retrô.
 “Coração/ para quem se apaixonou/ por alguém que nunca te amou/ Alguém que nunca vai te amar”. No sábado (26) à noite, esse e outros forrós serão ouvidos pelo público porque se apresentará o cantor e compositor Dorgival Dantas. E pensa que acabou? Não! Na mesma noite a Banda Aquarius também vai comandar a festa.
Somando mais de 83 milhões de visualizações no YouTube, a canção “Jenifer” também vai estar na programação. Tudo isso, porque quem fecha a 150º edição da Festa de São Sebastião é o cantor Gabriel Diniz. O artista se apresenta no domingo (27) prometendo um show que deve mistura música e muita diversão. Além dele, no mesmo dia, sobem ao palco a dupla paudalhense Fagner Dias e Amandinha.
 De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo do Paudalho, responsável pela organização do evento, são esperadas 25 mil pessoas em cada dia de shows. O secretário da Pasta, Jobson Oliveira, destaca a importância de manter a tradição viva. “Toda estrutura da festa como palco, som, iluminação já está licitada. O parque de diversão já está sendo armado e as atrações artísticas e religiosas já estão definidas. Mas, tudo isso tem um único objetivo que é de manter a tradição. Uma cultura tem que ser vivenciada, tem que ser difundida e esse é o nosso maior objetivo. São 150 anos, um século e meio de tradição onde conseguimos reunir o religioso e o profano na festa religiosa que recebe o maior público em nossa cidade. Estamos muito felizes”, disse.
 Mártir
 São Sebastião foi um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus. Sua história é conhecida somente pelas atas romanas de sua condenação e martírio. Ele nasceu na cidade de Narbona, na França, em 256 depois de Cristo (d.C). Seu nome de origem grega, Sebastós, significa divino, venerável. Ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália, onde ele cresceu e estudou. Sebastião optou por seguir a carreira militar de seu pai. Na fé católica é reconhecido por operar milagres.
 A dona de casa, Genilda Vieira de Brito, de 58 anos, é moradora do Paudalho e já participou de diversas Festas de São Sebastião. Para ela o momento é de fé e renovação. “Eu sempre gosto de ir à procissão que é uma preparação para as outras noites. Eu gosto muito das pregações, a gente volta preenchido. É como a bíblia fala: “a gente leva o fardo pesado e traz o fardo leve”. Porque ali a gente acredita que é um encontro com Cristo”, comentou.
Prefeitura oferta espaço para vendas de produtos
Criado pela Secretaria Executiva de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente em parceria com o SEBRAE, o “Espaço do Empreendedor”, tem objetivo de oportunizar as vendas dos microempreendedores do Município. O local funcionará, das 18h às 22h, nas calçadas da antiga Telpe, na Rua Padre Emídio, no Centro e vai ofertar produtos nas mais diversas áreas. A estrutura será constituída de 15 stands que medirão 2X2m cada.
 Segundo o secretário-executivo de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Josimário Marques, a iniciativa tem o objetivo de empoderar o empreendedor paudalhense. “Todos esses espaços visam proporcionar a comercialização dos microempreendedores, seja na parte de gastronomia, eletrônicos, de todo o tipo de produto. O Espaço visa esse momento, tem essa finalidade de ofertar preço justo, em um local agradável. Nós queremos empoderar cada vez mais os nossos empreendedores”, disse.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem