![]() |
Foto: Humberto Pradera |
O 14º Congresso Nacional do PSB reelegeu, neste sábado (3), em Brasília, o atual presidente Carlos Siqueira para o triênio 2018-2021. Siqueira foi reconduzido por aclamação, em chapa única.
Com Siqueira foram eleitos os 161 novos membros do diretório nacional. Após o encerramento do congresso, o diretório escolheu a nova Comissão Executiva Nacional do partido, com 43 integrantes.
Após a eleição, Siqueira agradeceu aos socialistas pelo apoio nesses três anos em que esteve à frente do partido e destacou a unidade demonstrada nos debates e nas decisões durante o Congresso realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil.
“Quero agradecer a vocês, que são grandes responsáveis pelo sucesso desse congresso, o maior que o partido já realizou em número de delegados. Vocês são responsáveis também pela unidade partidária que se expressou aqui nesses três dias”, disse Siqueira, diante dos 1,3 mil delegados.
“Fizemos muitos debates, ouvimos todas as vozes, concordantes ou discordantes, porque isso faz parte. Este congresso foi o mais unitário da história do PSB. Todos puderam opinar democraticamente”, disse.
Segundo ele, o conteúdo das discussões e decisões do congresso servirá de orientação para o PSB definir nas convenções estaduais e na nacional, em julho deste ano, seu rumo eleitoral para 2018.
Os governadores Paulo Câmara (PE), Ricardo Coutinho (PB) e Rodrigo Rollemberg (DF) ocupam vice-presidências, assim como o ex-deputado federal Beto Albuquerque (RS), o ex-ministro Aldo Rebelo (SP), o senador João Capiberibe (AP), o ex-prefeito Rubens Bomtempo (RJ), o deputado federal Danilo Cabral (PE) e João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos.
O vice-governador Márcio França (SP) permanece como secretário nacional de finanças e o ex-governador Renato Casagrande (ES) na secretaria-geral do partido.
Siqueira ressaltou também a democracia interna do PSB, que ganhou reforço, no último ano, com uma plataforma de comunicação digital e, agora, com a criação de uma vice-presidência voltada para “modernizar” a relação dos filiados em todas as instâncias, por meio das mídias digitais.
O presidente do PSB ressaltou que este será um ano decisivo para o partido no plano eleitoral. Pela primeira vez o PSB disputará as eleições no Sudeste com três candidaturas “fortes”, em São Paulo, com Márcio França, em Minas Gerais, com Márcio Lacerda e no Espírito Santo, com Renato Casagrande.
![]() |
Foto: Humberto Pradera |
O partido também terá candidaturas competitivas no Distrito Federal, Tocantins, Pernambuco, Amapá, Amazonas, Sergipe, Tocantins e Rio Grande do Norte, com a filiação, nos próximos dias, do vice-governador Fábio Dantas.
Siqueira disse que as eleições dos socialistas não devem ser “um fim em si mesmo”. “Somos candidatos porque queremos melhorar a vida da nossa gente, porque queremos melhorar e desenvolver o nosso país. Vamos dar um conteúdo às nossas eleições, que elas não sejam um fim em si mesmo e nem oca de ideias”, defendeu.
Siqueira fez uma saudação especial à secretária nacional do segmento LGBT Socialista, Tathiane Araújo, como a primeira mulher trans a compor a direção nacional do partido.
“Esta talvez seja a primeira vez na história dos partidos brasileiros que nós vamos ter uma mulher trans participando da direção do partido. Isso deveria ser natural, mas o fato é que existe o preconceito, e o preconceito de qualquer natureza não pode fazer parte do nosso partido”, destacou.
Siqueira agradeceu ainda ao apoio dos segmentos sociais do PSB e reafirmou que “o partido não é a direção, é o conjunto de seus filiados”. “Precisamos de todos vocês para que a direção acerte, tenha êxito e contribuía nas suas relações com as tantas forças políticas partidárias que existem em nosso país”, finalizou.
COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL 2018/2021:
Cargo Nome
1-Presidente Nacional
Carlos Roberto Siqueira de Barros
2-Primeiro Vice-Presidente Nacional
Governador Paulo Henrique Saraiva Câmara
3-Vice-Presidente Nacional de Relações Governamentais
Ex-Deputado Luiz Roberto de Albuquerque
4-Vice-Presidente Nacional de Relações Interpartidárias
José Aldo Rebelo Figueiredo
5-Vice-Presidente Nac. de Modernização Partidária
Senador João Alberto Rodrigues Capiberibe
6-Vice-Presidente Nacional para Políticas Públicas
Governador Ricardo Vieira Coutinho
7-Vice-Presidente Nacional de Relações Institucionais
Senador Rodrigo Sobral Rollemberg
8-Vice-Presidente Nacional para Movimentos Sociais
Ex-Prefeito Rubens José França Bomtempo
9-Vice-Presidente Nacional de Relações Parlamentares
Deputado Danilo Cabral
10-Vice-Presidente Nacional de Relações Federativas
João Henrique de Andrade Lima Campos
11-Secretário-Geral Nacional
Governador José Renato Casagrande
12-Primeiro Secretário Nacional
Prefeito Geraldo Júlio de Melo Filho
13-Segundo Secretário Nacional
Senador Antonio Carlos Valadares
14-Secretário Nacional de Finanças
Deputado Márcio Luiz França Gomes
15-Seg. Sec. Nacional de Finanças
Severino Nunes de Araújo
Secretários Especiais
16-Deputado Julio César Delgado
17-Deputado Alessandro Molon
18-Senadora Lídice da Mata e Souza
19-Prefeito Luciano Ferreira de Souza
20-Governador Carlo Camilo Góes Capiberibe
21-Governador Wilson Nunes Martins
22-Milton Coelho da Silva Neto
23-Mari Elisabeth Trindade Machado
24-Cláudio Valverde Santos
25-Deputado Cássio Coelho Andrade
26-Domingos Leonelli Neto
27-Carlos Enrique Franco Amastha
28-Prefeito Jonas Donizetti Ferreira
29-Deputado Serafim Fernandes Correa
30-Prefeito Waldomiro Lopes da Silva Júnior
31-Prefeito Márcio Araújo de Lacerda
32-Mário Sander Bruck-RS
33-Deputado José Stédile-RS
34-Deputado JHC-AL
35-Senadora Lúcia Vânia Abrão
36-Deputado Luciano Ducci
37-Deputado Rafael Motta
38-Sec. Nac. do Mov. Popular
Acilino Ribeiro-DF
39-Sec. Nacional de Juventude
Tony de Siqueira Sechi
40-Sec. Nacional de Mulheres
Auxiliadora Maria Pires Siqueira da Cunha
41-Sec. Nac. do Mov. Negro
Valneide Nascimento
42-Secretário Nacional Sindical
Joilson Antonio Cardoso do Nascimento
43-Coor. Nacional do LGBT
Tathiane Araujo