“A novela da Hemobrás é maior que as da Globo”, diz Romário Dias

Foto: Roberto Soares/Alepe
“A construção da Hemobrás, em Goiana, foi estrategicamente muito bem feita. Porém, apesar do enorme investimento feito na obra, não foi dado o prosseguimento necessário para se concluir o mecanismo para que ela servisse à população. Pernambuco, por exemplo, ainda precisa enviar para a França os produtos elaborados lá. Me dá até vergonha de saber disso e dizer que a fábrica de hemoderivados fica aqui no Estado”. Desta forma o deputado estadual Romário Dias (PSD) definiu a sua opinião em relação à atual situação da Hemobás, durante aparte, na última segunda-feira (13), no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
“A novela da Hemobrás é maior que as novelas da Globo. A novela das coisas do Brasil, que servem ao Brasil e são feitas para o brasileiro, é maior que essas novelas da TV”, disparou. O parlamentar destaca que, assim como ocorreu em relação às cheias que atingiram o Estado, o debate sobre a situação da fábrica de hemoderivados não “é um assunto de governo ou de oposição”. “Este é um assunto do povo de Pernambuco”, assegurou. 
Dias lembrou ainda que, no primeiro ano desta Legislatura, solicitou a realização de audiências públicas para debater a questão. “Precisamos continuar falando disso hoje, amanhã e depois de amanhã. Temos que reunir todos os entes interessados, como o secretário estadual de Saúde (Iran Costa), o presidente da Hemobrás (Oswaldo Castilho) e até secretários de saúde de outros estados para seguir debatendo esta situação. Temos de levar esse assunto até o fim para que a fábrica funcione como deveria”, finalizou.
Criada em 2004, com a construção tendo sido iniciada em 2010 e a previsão de conclusão feita para 2014, a Hemobrás, até hoje, não foi totalmente concluída. Atualmente, mais de R$ 1 bilhão já foi gasto no equipamento e na transferência de tecnologia. Ao todo, mais de 70% da estrutura física está concluída e a fábrica conta com uma câmera fria que recebe o plasma. Além disso, o equipamento possui um centro de armazenamento de medicamentos em Jaboatão dos Guararapes, que distribui para os hospitais do SUS os hemoderivados recebidos da França.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem