Especialista orienta sobre doenças que podem ser adquiridas durante a Copa

foto/internet
Há pouco dias para a Copa do Mundo, o Brasil vai reunir milhares de torcedores de outros estados e países nos jogos que serão realizados nas 12 cidades-sede. Quem vai assistir ou trabalhar no torneio deve estar atento às doenças que podem ser transmitidas nos estádios com a aglomeração de pessoas. Alguns cuidados simples podem evitar a contaminação das doenças virais e bacterianas. 
"A principal doença viral que pode ser contraída neste período são as provocadas pelo vírus Influenza, causador da gripe. A diarreia e a conjuntivite também podem ser adquiridas durante o evento", explicou a professora de infectologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Vera Magalhães. 
A gripe é uma das doenças, evitada por vacina, que pode se contraída com mais facilidade durante o evento. “Mesmo os estádios sendo abertos, o grande número de pessoas propicia a transmissão do vírus causador da gripe”, diz a especialista. Para se prevenir do vírus da gripe, as pessoas devem tomar a vacina oferecida gratuitamente pelo sistema público de saúde para grupos de riscos (crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas)". 
Para os grupos que não têm acesso à vacina de forma gratuita, uma das orientações é tomá-la na rede privada. Além da vacina, cuidados como manter as mãos limpas e evitar levá-las até as vias áreas pode ajudar a evitar a contaminação." O álcool em gel também pode ser uma boa opção para manter as mãos sempre higienizadas", orienta a infectologista. 
A diarreia e a conjuntivite são outras doenças que podem se propagar com mais intensidade durante o evento.“ O contato com grande número de pessoas, propiciam a transmissão de vírus e bactérias. Ter cuidado com os alimentos que serão consumidos e evitar passar as mãos no olhos são atitudes que ajudam no combate". 
NE10

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem