Alepe entrega prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) entregou, na noite da última segunda-feira (27), o prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca a quatro cidades pernambucanas: Tacaratu, Tacaimbó, Ferreiros e Recife. A premiação reconhece as iniciativas das gestões municipais em instalar e promover a manutenção das bibliotecas públicas e escolares.
Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, o deputado estadual Romário Dias (PSD), foi o responsável por indicar, ao lado do deputado licenciado e secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, a cidade de Tacaratu, no Sertão do Estado. O município sertanejo é conhecido pelas fortes tradições indígenas, em especial do povo Pankararu, além do artesanato de barro e de danças e festejos religiosos de tradição secular.
De acordo com Romário, o prêmio é mais do que merecido para o município, pois, mesmo com restrições financeiras que atingem a maioria das cidades do Estado, a gestão municipal realizou grandes esforços para garantir o pleno funcionamento da biblioteca pública municipal Dom João de Souza Lima, promovendo, assim, o devido acesso ao saber.
 “Fico muito feliz e honrado em poder indicar Tacaratu e em participar dessa solenidade, pois valorizamos muito esse tipo de ação. A única herança que não se discute nos tribunais é o saber; essa é a única herança que um pai pode deixar verdadeiramente para um filho. Quando a educação é prioridade, tudo melhora na vida da gente, no município, no Estado e no País”, afirmou o deputado, que ainda destacou o nome do ex-vereador do município, José Gomes de Araújo, que doou o terreno para a construção da escola na cidade.
Durante o evento na Alepe, as gestões premiadas foram agraciadas um troféu e um diploma. Quem recebeu a premiação do Recife foi o secretário municipal de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, que representou o prefeito Geraldo Julio; de Ferreiros foi a secretária de Educação, Fernanda Machado; de Tacimbó, o prefeito Álvaro Alcântara Marques; e, de Tacaratu, o prefeito José Gerson da Silva. Os municípios foram indicados, respectivamente, pelos deputados estaduais Paulo Dutra (PSB), Simone Santana (PSB), Teresa Leitão (PT), além de Romário.
O prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca foi instituído na Alepe pela Resolução Nº 1317, de 2015. Anualmente, os parlamentares indicam a gestão a ser premiada e cabe à Comissão de Educação e Cultura a escolha dos quatro vencedores, sendo um município de cada uma das quatro regiões do Estado: Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Postar um comentário

0 Comentários