Semas avança na construção participativa da política de educação ambiental de Pernambuco

Recife, novembro de 2017 - A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS realiza amanhã (30/11), às 13h, no município Panelas, o Seminário Regional do Agreste, que tem como o objetivo construir, através de uma metodologia participativa, a Política de Educação Ambiental de Pernambuco (PEAPE).

O encontro reunirá representantes do setor público e da sociedade civil dos 71 municípios da região, com o compromisso de debater e contribuir com uma proposta de política pública que contribua com a sustentabilidade e que norteie as ações de gestão e de educação ambiental, considerando os objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA, entre eles: A compreensão integrada do meio ambiente; garantia da democratização das informações ambientais e incentivo à participação individual e coletiva na direção do equilíbrio ambiental.

O processo participativo de construção promovido pelo Governo de Pernambuco, através da SEMAS e com o apoio da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Pernambuco (CIEA-PE), envolverá os 184 municípios do estado e o Distrito de Fernando de Noronha.

Estão previstos um total de 17 encontros, garantindo a participação do setor público e da sociedade civil, através da realização de três seminários regionais, um seminário de integração e 12 oficinas oficinas de trabalho. O seminário de abertura foi realizado no dia 25/10, no Recife, e contou as presenças de gestores públicos de mais de 40 municípios, além educadores, representantes de organizações governamentais e não governamentais (ONG´s) e representantes da sociedade civil.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade Sérgio Xavier, “os seminários e oficinas servirão para mapear as informações e propostas apresentadas pelos diversos setores da sociedade, de forma democrática, para compor a novo projeto de Lei da Educação Ambiental do Estado”, ressaltou.
O próximo evento para a construção da Política de Educação Ambiental de Pernambuco (PEAPE) será a oficina de trabalho que acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, na cidade de Surubim, também no Agreste. Para a gerente de educação ambiental da SEMAS Genilse Gonçalves, “o processo de construção da PEAPE constitui-se como espaço participativo de ação e de possibilidades de se criar, em Pernambuco, um processo de fortalecimento do protagonismo social, na direção de melhores condições ambientais”, ressaltou a gestora.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na gerência de educação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, através dos telefones (81) 3184-7920 e 3184-7981 e do e-mail: peape@semas.pe.gov.br.  

SERVIÇO - Seminário Regional do Agreste - Panelas/PE - Construção da Política de Educação Ambiental de Pernambuco (PEAPE).
Data: 30 de novembro (quinta-feira)
Local: Avenida Dom Moura, nº 16, esquina com a Rua dos Cubanos - Centro - Panelas
Horário: 13h
Informações e inscrições - Fones: (81) 3184-7920 e (81) 3184-7981. E-mail: peape@semas.pe.gov.br  

Postar um comentário

0 Comentários